terça-feira, 5 de maio de 2009

Mobilidade solução TVR / TRAM


Neste dias de pré-campanha em que tanto se promete, e pouco se discute, creio ser fundamental discutir-se o metro de superfície.

A discussão deste meio de transporte deve centrar-se na razão custo versus beneficio. Creio que os benefícios são consensuais e fáceis de elencar:
-Favorecimento do transporte público face ao transporte individual, contribuindo para o desenvolvimento sustentado da cidade.
-Rapidez, conforto, segurança e baixo impacto sonoro.

Para que o metro seja mais do que um sinal de modernidade sem grande utilidade (veja-se o caso do metro do sul do tejo), é essencial definir quais os corredores prioritários. Creio ser pacifico que o corredor prioritário deve ligar a estação da CP, os Campi Universitários e o Aeroporto de Faro.
Uma solução circular para a cidade, articulada com o corredor anterior seria também um aspeto a ter em conta.

No prato da balança dos problemas do metro de superfície surge em primeiro lugar o seu custo, uma vez que as soluções tradicionais exigem a montagem de uma estrutura ferroviária.

Como força politica responsável o Bloco de Esquerda deve defender uma solução em que as vantagens consensuais do metro de superfície possam ser conseguidas com um gasto mínimo de recursos públicos.
Ora essa solução já existe, fui implementada com êxito em Clermont-Ferrand e em Rouen em França, em Las Vegas nos EUA e na vizinha Comunidade Valenciana em Castelló, é também a solução proposta para a cidade da Amadora.
Esta solução denominada TVR/TRAM Transporte em Via Reservada / “Metro Ligeiro de Superficie sobre roda de borracha” é extremamente versátil, e exige um construção de infraestruturas muito mais leve que o metro de superfície classico.
A solução TVR/TRAM, assenta sempre sobre uma via reservada, que permite a rapidez e a segurança, mas não exige a implantação de carris. Os veículos podem ser totalmente elétricos com catenária continua ou descontínua (neste caso possuem baterias de reserva) ou com propulsão combinada elétrica/térmica ou apenas térmica movidos normalmente a gás natural.
Julgamos que esta é uma solução que poderia mudar completamente a mobilidade em Faro, e transformar radicalmente a cidade, e dada a sua leveza em termos de infraestruturas poderia estar a funcionar até ao final do próximo mandato autarquico.

José Moreira

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