quarta-feira, 6 de maio de 2009

PROPOSTA DE PROGRAMA ELEITORAL PARA A FREGUESIA DE MONTENEGRO


DESENVOLVIMENTO URBANÍSTICO E AMBIENTAL

Uma FREGUESIA esquecida nestes últimos anos, sem qualquer evolução, nem desenvolvimento, por mais uma vez a politica débil e desordenada do partido socialista em conjunto com o seu braço direito o partido social-democrata, que tem vindo a dividir os executivos desta FREGUESIA, esta na hora de mudar o rumo das coisas, esta na hora de dar a estes fregueses, melhor qualidade de vida, com melhoramentos na rede de esgotos, com melhores estradas mais acessibilidades, tais como uma rotunda que tanto se fala na estrada 125 junto aos comandos, para que se possa entrar e sair, por onde sempre se entrou e saio durante uma vida, para que os fregueses desta FREGUESIA possam usufruir, de mais segurança e assistência medica, por estranho que pareça a FREGUESIA DE MONTENEGRO, neste momento só tem uma entrada, para uma situação de emergência, de bombeiros, ambulâncias, policia, que para se socorrer um cidadão na rua, António Aleixo, ou na Urbanização Monte da Ria, por exemplo teremos de percorrer mais três ou quatro quilómetros, que para os senhores que aprovaram esta mudança lá não moram nem lá tem familiares como tal não sentem estes problemas, nem por ele tentam fazer alguma coisa, será que toda a gente já esqueceu o acidente que a alguns anos se deu no Aeroporto Internacional de Faro, já alguém pensou se fosse hoje, se poderia dar uma situação, dramática, tenho como exemplo quando se realizou a concentração do Moto Clube de Faro a alguns anos e se deu um incêndio no Ludo logo de seguida todo ficou bloqueado, com o trânsito do Aeroporto, da Praia, e o da dita concentração foi o caos, vamos olhar de uma forma diferente para estes problemas, vamos mudar, vamos melhoras.

A parte urbanística vamos estar mais atentos a esta construção sem rumo nem roque, vamos ordenar, vamos preservar os espaços verdes que são para todos e não só para alguns como tem vindo a acontecer nestes últimos anos, onde tantas urbanizações foram construídas mas os seus espaços verdes foram vendidos, aquilo que era de todos nos foi para o benefício só de alguns, vamos e temos de mudar estes maus hábitos, já chega de abuso de poder e falta de respeito pelos outros.

Vamos dar uma iluminação a esta FREGUESIA do século XXI não só no centro do MONTENEGRO mas em toda a freguesia que alguma desta iluminação tem mais de três décadas, esta na hora de mudar.

Vamos olhar pelas zonas pedonais que não existem, vamos olhar pelas estradas que faltam construir, vamos trazer a esta FREGUESIA as acessibilidades que ela precisa dá muito.

Vamos requalificar a rede viária, para que se possa ter as carreiras de mini bus, a fazer toda a zona de Montenegro e Gambelas, para que se possa minimizar a movimentação de um grande numero de carros para dentro da cidade, trazendo a sim uma mais-valia para o Ambiente, e todos nos.

Vamos olhar mais de perto para os serviços de limpeza e suas carências da nossa FREGUESIA, porque certamente poderemos melhor.


DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CULTURAL

Vamos olhar para umas melhores condições para sede da JUNTA DE FREGUESIA, que neste momento já se encontrão ultrapassadas, sem condições para zonas de lazer, para os nossos idosos, sem uma arrecadação para as nossas máquinas e ferramentas, sem salas que se possam disponibilizar para alguns protocolos possíveis, no melhoramento da saúde dentária, da ortopedia, da oftalmologia, e na advocacia para os mais carenciados etc.

Vamos trazer os serviços que ainda faltam para a nossa FREGUESIA para podermos dar mais qualidade de vida aos nossos fregueses.

Vamos estar mais perto das entidades que apoiam os nossos idosos, dos Clubes da nossa FREGUESIA das Associações da nossa terra, para que possam desenvolver um trabalho mais apoiado se for necessário.

Vamos olhar mais de perto para a nossa juventude, e issentivalos, ao desporto e á cultura podendo-se criar alguns protocolos com a Universidade do Algarve em Campos de Gamelas, Clubes e Associações da Freguesia, para que as nossas raízes e cultura não se percam no tempo.

Vamos olhar pelos espaços de laser para os nossos idosos, tais como zonas verdes e recintos de jogos adequados as suas práticas, petanga, malha, dança, etc.

MAIS SEGURANÇA NA FREGUESIA

Vamos mudar a insegurança desta freguesia, iremos desenvolver protocolos com quem de direito, (Policia de Segurança Publica) para todos nos possamos ter o mínimo de segurança, (durante a noite) quando saímos á rua, não se compreende como uma Freguesia com 14000 habitantes continua a ter o mesmo policiamento (uma patrulha que corre todas ou quase todas as freguesias e se houver um cadáver para identificar já não á patrulha nessa noite, como algumas vezes já aconteceu) que tinha á dez anos a trás com 3000 mil habitantes, são estas pequenas grandes coisas que para os políticos não interessa mas que para a população faz a diferença, é a sua segurança que esta em causa não a dos senhores políticos que lá não morram, vamos mudar, já chega de inércia para com

CONCLUINDO

Estes e outros problemas, esta na hora de mudar, só será possível com quem conhece a realidade dos problemas, não com quem procura mais uma promoção politica ou pessoal, vamos mudar, com trabalho honestidade e competência e muito empenho junto da população só assim será possível.

Não nos esqueçamos que estamos a falar de uma das FREGUESIAS, MAIS importantes do Concelho, e do ALGARVE, uma Freguesia com uma área de 2.365.63 há, com uma densidade populacional perto de 14000 mil habitantes, com mais de5000 recenseados, com uma área de 20 km2 são de zona Agrícola, com um fluxo de construção que neste momento rondam perto das 30 Urbanizações como por aqui se pode constatar esta Freguesia esta em pleno desenvolvimento, é uma Freguesia que envolve na seu perímetro, um Aeroporto Internacional Faro, com um fluxo de passageiros ano na ordem dos 5 milhões de pessoas, uma Reserva Natural que ocupa cerca de 300 hectares da nossa freguesia, um pólo Universitário, com algumas centenas de alunos que nesta freguesia residem, uma Ilha com uma família piscatória de algumas dezenas de pessoas, e com um índice de visitas na ordem umas centenas de milhares de pessoas, e viaturas a circular na nossa Freguesia durante todo o ano.

COMO MUDAR: Não basta uma política diferente, propomo-nos trabalhar: Com rigor e competência: Identificando os problemas, definindo prioridades, com transparência e honestidade, falando com População, sentindo as suas dificuldades, só assim será possível mudar, melhorar, construir com dignidade, uma nova qualidade de vida, para as gerações vindouras.

Activista: CARLOS BRITO

2 comentários:

Luis Costa disse...

Montenegro precisa mesmo de ter mais desenvolvimento quer em estruturas quer culturalmente, não se justifica numa freguesia onde tem uma universidade e um aeroporto que tenha tão pouco desenvolvimento cultural, montenegro devia ser um local onde existisse diversidade de meios à populaçáo e existe um grande défice deste meios, é uma freguesia pouco desenvolvida com muitas lacunas.

Luis Costa

Alexandre Gaspar Weytjens a.k.a. José Lus Correia disse...

No site da Câmara de Faro nem vem sequer registada que população tem o Montenegro. Já que é uma freguesia esquecida, bem podíamos pedir para sermos elevados a vila. Já temos mais de 3.000 habitantes, não? e Os outros requisitos também! Eu voto, a favor!