terça-feira, 21 de abril de 2009

Faro Pode Ser Diferente? Que plano de Mobilidade para Faro?


Faro é nestes tempos uma cidade asfixiada pelos veículos automóveis, mas pode ser diferente, para tal impõe-se mudar o paradigma da mobilidade dentro da cidade.

A mudança de paradigma de uma cidade centrada no transporte individual para uma cidade de peões pode e deve ser gradual, e tendo com o meta o aumento da qualidade de vida urbana. Abaixo mostram-se algumas das medidas a tomar por ordem de prioridade:

Peatonalização total do centro da cidade, restringindo a circulação e estacionamento automóvel apenas para os moradores e impondo um horário de circulação para os veículos de mercadorias que servem o centro da cidade.

Criação de parques de estacionamento nas duas entradas da cidade, tais parques devem ser camarários e funcionar articuladamente com uma rede de transportes públicos não poluentes. A tarifa do parque deve incluir um bilhete diário para a rede de transportes coletivos. Deverá ainda prever-se um sistema de bilhetes semanais e mensais.

Criação de vias para bicicletas no interior da cidade, assim como locais para o estacionamento das mesmas.

Criação de um sistema coletivo de utilização de bicicletas.

Ligação dos campus universitários e do centro da cidade por um sistema de pequenos autocarros com percursos otimizados e de elevada frequência. (Com circulação noturna às quintas, sextas e sábados)

Otimização das ligações entre a cidade e as freguesias rurais.

Transporte público direto entre as cidades de Olhão e Loulé e os Campi Universitários.

Criação de um parque de estacionamento de longa duração para os utilizadores do transporte ferroviário.

As medidas propostas são fáceis de implementar, pois existem terrenos livres nas entradas da cidade, não implicam custos financeiros demasiado elevados, iriam revitalizar o comércio tradicional e aumentariam substancialmente a qualidade de vida dos Farenses, contribuindo ainda para o desenvolvimento sustentável do Concelho.

José Moreira

2 comentários:

Luis Costa disse...

É Muito Importante ter um transporte nocturno Faro-Montenegro e Montenegro-Faro, pois a partir das 20:40 já não se pode ir apra Montenegro de Autocarro p+or isso acho muito boa a Proposta do José Moreira.
Quem mora em Montenegro, á Noite não pode usar transporte Publico e por isso fica sem possiblidades de ir a Faro e de Regressar a Montenegro, a unica alternativa é pagar um Taxi e pagar 10 Euros!!!

Luis Costa

Flying Baldman disse...

Faro não é uma cidade com muitos carros, é um parque de estacionamento com alguns edificios e monumentos à volta.